quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Como surgiu e o que é o Vestibular Cidadão.


O Vestibular Cidadão (VC) é uma Organização Não-Governamental (ONG) que oferece um cursinho pré-vestibular semestral gratuito para alunos (ou ex-alunos) de escolas da Rede Pública de Ensino. Queremos ajudar àqueles alunos provenientes de escolas públicas que sonham em estudar em uma Instituições do Ensino Superior, visando vagas, principalmente, nas Instituições Públicas de Ensino Superior. Assim, além de ajudarmos aos alunos a alcançarem seus sonhos, esperamos estar contribuindo para que, de alguma forma, essa imensa desigualdade social que existe no nosso país seja diminuida.

A idéia de implementar o Vestibular Cidadão – VC remete a um projeto similar e de mesmo nome criado em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pelos alunos de Direito. Em Brasília, esse projeto foi iniciado por alguns estudantes de Relações Internacionais e de outros cursos da Universidade de Brasília – UnB, no ano de 2003. Apesar de bastante similar o VC-DF contava com um número bem menor de membros ativos. O maior anseio dos estudantes da universidade brasiliense era transformar o VC em um projeto de extensão tal como é reconhecido pela UFPE. Por várias vezes se tentou concretizar tal objetivo, entretanto, não se obteve sucesso pela falta de colaboração e interesse dessa universidade, através das opiniões e decisões expressas por seus Decanatos de Ação Comunitária e de Extensão, que criaram diversos obstáculos para sua realização.

Após um ano de tentativas frustradas, os participantes decidiram iniciar as aulas do curso pré-vestibular comunitário no mês de agosto de 2004, mesmo sem a institucionalização de sua existência. Já não se pretendia mais, àquela altura, se transformar em um projeto de extensão e nem estava amadurecida suficientemente a idéia de transformar-lo em ONG – Organização Não Governamental.

No seu início, o projeto contava com aproximadamente 60 estudantes da UnB, esses faziam reuniões periódicas e decidiam em conjunto como seria concretizado o VC: sua estrutura organizacional, captação de recursos, filosofia do projeto, objetivos, professores, material, carga horária, competências e outros elementos estruturantes.

A primeira edição contou com a colaboração financeira de alguns senadores, que disponibilizaram cotas de fotocópias para o material criado pelos próprios membros do projeto. O local encontrado para ministrar as aulas, após longa busca, foi o colégio público Paulo Freire, localizado na Asa Norte, próximo da própria universidade, fator que facilitava inclusive o acesso dos professores, pois todos eram alunos da UnB.

O primeiro semestre de atividades do Vestibular Cidadão, apresentou alguns problemas rotineiros durante seu funcionamento. Visando sanar tais dificuldades, iniciou-se um maior planejamento das atividades, com maior antecedência. Além disso, trouxe consigo novos direcionamentos para solucionar os problemas ligados à sua institucionalização: transformar o projeto em uma Organização Não-Governamental.

Nenhum comentário: