No portal da UnB há um guia de profissões de todos os cursos ofertados pela universidade.
É interessante que todos dêem uma olhadinha no curso que pretendem cursar para ver se corresponde às suas espectativas e dêem também uma olhadinha nos outros para terem uma idéia e até auxílio, para aqueles que ainda estão na dúvida.
Vou fazer uma série aqui no blog com os cursos escolhidos por vocês. Não vou colocar todos porque são muitos, mas ressalto minha sugestão que vocês olhem no portal. O link é http://www.unb.br/graduacao/cursos/asc.php .
Começarei com o curso de Engenharia de Redes de Comunicação porque sei que mais de dois alunos estão tentando este. Ah ... Química também, mas não vou colocar em primeiro para a 'K'arol e o Diego não se acharem =)
Confesso que queria colocar Letras, mas colocarei depois que vocês já tenham lido sobre outros para se surpreenderem e se encantarem ;o). (E ainda me chamam de desiludida ?! Hahahah!!).
Abraço,
Isabela Gennari
Gramática
Caminhos para a informação
O fluxo de informações que circula todos os dias com funções diversas e por meios distintos se intensifica a cada momento. Para que essas informações trafeguem de forma eficaz, segura e confiável, é necessário que as “estradas” para elas estejam em boas condições. É necessário que haja boas redes e para cria-las, manter e operar, bons engenheiros de rede. O curso de Engenharia de Redes na UnB oferece uma base de engenharia elétrica e conhecimentos aprofundados em tecnologias da informação e de redes de comunicação multimídia – que englobam a transmissão de som, dados e imagem. Conforme o professor Rafael Timóteo de Sousa, coordenador de graduação do curso, a proposta é preparar profissionais com formação adequada para desenvolver as tecnologias básicas, realizar projetos, desenvolver softwares, implantar, operar e gerenciar redes de telefonia, televisão e comunicação de dados, assim como produzir conteúdo para essas redes e construir aplicações capazes de integrar diversos serviços.
Timóteo explica que o setor de tecnologias da informação e das comunicações é um dos mais dinâmicos da economia brasileira e mundial. Atualmente, as aplicações potenciais de redes de comunicação abrangem a maior parte das atividades sociais e todos os setores econômicos. Assim, o engenheiro se depara, ao se formar, com demandas de um vasto mercado de trabalho, composto de concessionárias de telecomunicações, provedores de serviços de redes, empresas usuárias de serviços de redes, bancos e instituições financeiras, empresas de processamento de dados ou de consultoria, órgãos públicos, indústrias de telecomunicações, fornecedores de equipamento e integradores, além de instituições de ensino e pesquisa. “Há um grande volume de empregos altamente qualificados e com boa remuneração disponíveis.”, conta.
Maíra Hanashiro formou-se em 2003 e trabalha na própria UnB, em um projeto de desenvolvimento de softwares ligados a telecomunicações. “Escolhi as redes de comunicação por considerar que, dentro da engenharia, essa área é uma das mais interessantes e versáteis. Há um grande mercado para os profissionais da área”, analisa.
Os professores da área, na UnB, integram o Grupo de Pesquisa AQUARELA – Aplicações de Qualidade de Serviço em Redes de Alta Velocidade. Desde 1997, o trabalho do grupo resultou em 25 dissertações de mestrado, 10 projetos de desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, mais de 50 artigos publicados em revistas e congressos internacionais e nacionais. As áreas de pesquisa incluem gerência de redes, segurança da informação, aplicações de redes de comunicação, ensino a distância, tecnologias de Internet2 (modalidade mais rápida e segura), sistemas distribuídos, redes sem fio (wireless). A equipe também produz ou participa de vários programas de extensão, incluindo formações complementares em tecnologias de redes, programação, segurança da informação e software livre.
O departamento de engenharia Elétrica da UnB dispõe de doutorado e mestrados profissionalizantes e acadêmicos na área de Engenharia de Redes. Maíra atualmente prepara sua dissertação de mestrado sobre segurança de redes móveis – aquelas constituídas, por exemplo, por computadores notebook, atualmente mais suscetíveis a invasões e perda de informação.
Prática desde o princípio – No curso da UnB, os alunos estudam desde o início disciplinas da área, ao mesmo tempo em que cursam as do ciclo básico, como matemática e física. As específicas de redes envolvem, em sua maioria, aspectos teóricos e práticos e incluem desde o conhecimento dos equipamentos e dos protocolos de comunicação até o projeto, implantação, desenvolvimento de aplicações, desenvolvimento de conteúdo, gerência e segurança das redes em ambiente de negócios. Isso permite, segundo Timóteo, que os alunos façam estágios desde o primeiro ano do curso, que leva, em média, cinco anos. “Grande parte dos estudantes de Engenharia de Redes encontra emprego antes mesmo de se formar”, conta o professor.
Exercícios práticos acontecem no Laboratório de Redes de Comunicação (LabRedes) – espaço de cerca de 300 m² equipado com 60 computadores clientes, 20 computadores servidores e uma rede local. O LabRedes, onde Maíra desenvolve seu trabalho, subdivide-se em salas de aula informatizada, cinco laboratórios e um Centro de Redes. O laboratório é também usado para o desenvolvimento de projetos como a Rádio LabRedes, que transmite música por meio da Internet para toda a comunidade universitária da UnB. E a TV LabRedes, de caráter experimental, que transmite imagens ao vivo do LabRedes e de aulas. "Trata-se de um dos mais bem equipados laboratórios da universidade, com certeza. É fundamental para o ensino de engenharia de redes", opina Maíra.
Saiba mais
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Campus: Plano Piloto
Habilitação: Bacharelado
Turno: Diurno
Número de semestres: 9 (mínimo) / 18 (máximo)
10 comentários:
eh...Legal,mas eu entro no site da unB e do Cespe todos os dias...E há uma parte(grade curricular)que nunca abre,droga!E povinho preguiçoso,nem atualiza o site..Mas o que vale é intensão,né Belão..
Aris...
Opa... Isso é bom, realmente vai ajudar muita gente XD Legal o Post viu!!!
Ah.. adorei a idéia!
Eu gostaria se possível que fossem expostos os cursos de Veterinária e Letras Espanhol! :)
(Y)
Beijos Belãão!! ;**
Assim fica difícil Belão! Já está concorrido redes e você ainda resolve abrir esse tópico com o curso ¬¬
Galera, esquece essa de redes mecatrônica e elétrica são bem melhores. xD
lol
Hsuahsuhauhsua !! Muito bom seu comentário Matheus, mas, se não me engano, três alunos ou mais querem esse curso. Nada mais justo que começar pelo mais desejado né. Não se preocupe, vou colocar outros cursos. Quem sabe até seus concorrentes dessistam de Redes ;o).
Rofrigo seu picareta !! Por que não vai mais pra aula ?!
Na quinta levei um aluno de Direito para falar um pouco sobre o curso e logo você que quer este não estava !! ¬¬
Me amarroooota !! Alguém quer sobre Letras ?! Vou colocar agoooora pra você, Thamyres.
Aaaaris, o link para grade curricular é http://www.serverweb.unb.br/matriculaweb/graduacao/curso_rel.aspx comigo sempre abre !! Huhuhuhuh !! Tenta ai ou então me diz qual você quer que eu te mando !!
Bjão
Isabela Gennari
Gramática
Mas pra mim nunca abre Belão..
Deve ser implicância comigo...Mas por que vc não põe sobre o curso de Contabeis,uma vez que quatro alunos querem este curso....
Xau,
Aris..
Po Belão, desculpa mas eu não fui esses dias por que eu passei mal eu adoeçi e não pude ir para aula...
=/ Po queria ter falado com ele
Eita Rofrigo, a Belão vai te crucificar por esse 'ç' colado no 'i'
=x
aehoiaeuhaeiuohaeoiuaeh
só pra que ela não saia por cima, fala que ela escreveu 'desistam' com dois 's'
=P
¬¬
Menos né Bonitolfo !! Assim você perde o cargo de corretor !! Huauhsuas !!
Postar um comentário