domingo, 13 de abril de 2008

Últimas da UnB

Do Correio Web
Com agências
13/04/200818h24-

O reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, não resistiu à pressão dos estudantes e pediu sua renúncia neste domingo. A comunicação foi feita por telefone ao ministro da Educação, Fernando Haddad. O pedido formal de exoneração será dirigido ao Ministério da Educação (MEC). Timothy cumpria um afastamento voluntário por 60 dias à frente da instituição. Agora, a direção da UnB vai discutir com o ministério a substituição do ex-reitor, envolvido em acusações de utilização indevida de verbas públicas.
Na última quinta-feira, o vice-reitor da UnB, Edgar Mamiya, já havia apresentado o pedido de afastamento do cargo. A decisão acabou por atender também ao pedido dos cerca de 300 estudantes que protestam há quase duas semanas contra a atual direção da universidade. Além da saída do atual comando, os estudantes reivindicam a reforma da Casa do Estudante, a abertura de concurso público para suprir a carência de professores, entre outras questões.
Timothy e Mamiya são acusados de desvio de dinheiro da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para gastos em festas e na reforma do apartamento funcional ocupado por Timothy. Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entraram na Justiça Federal com uma ação de improbidade administrativa contra Timothy Mulholland, e o decano de Administração, Érico Paulo Weldle. O Conselho Superior da Universidade de Brasília marcou para a próxima quarta-feira (16) nova reunião para deliberar se os dois responderão a um inquérito administrativo.

Nenhum comentário: