quarta-feira, 14 de maio de 2008

Na linguagem das finanças


Áris, pra você, e a quem mais interessar, claro.
Lembrem-se que é bom conhecer sobre os cursos para escolher o seu, hein !!
Beijo
Isabela Gennari
Gramática


Na linguagem das finanças

Tida como uma das ciências mais antigas do mundo, a contabilidade surgiu para informar ao empreendedor qual foi o lucro obtido em uma transação comercial. Nas complexas relações capitalistas contemporâneas, isso não basta: os sindicatos precisam saber quanto os patrões podem pagar em salários para reivindicarem o justo; o governo necessita gerenciar os fundos públicos, identificando com precisão, por exemplo, a capacidade de pagamento de impostos dos cidadãos, para que a arrecadação tenha eficiência; os credores querem calcular o nível de endividamento dos devedores para avaliar a probabilidade de quitação de suas dívidas; os gerentes de empresas precisam de informações para ajudar no processo decisório e reduzir as incertezas.

Na síntese do professor Elivânio Andrade do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da Universidade de Brasília (UnB), a contabilidade é a área que atua nas entidades públicas e privadas fazendo coleta de dados e elaborando relatórios a partir deles, com intuito de demonstrar resultados financeiros de determinado período, fazer balanço patrimonial ou esquadrinhamento da aplicação de recursos e controlar fluxo de caixa. Com base nesses mesmos dados, ressalta o professor, pode-se fazer várias outras análises.

Para Antoninho Marmo Trevisan, da Trevisan Consultoria e Auditoria, a importância do ofício no mundo de hoje é vital, já que qualquer decisor precisa agir de acordo com a informação disponível. “E o profissional habilitado para traduzir essas informações em uma linguagem econômica e reconhecível a leigos é o bacharel em Ciências Contábeis”, afirma.

Além dos inúmeros artigos publicados nas áreas de Administração Financeira, Auditoria, Balanço Social, Contabilidade Bancária, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Exame de Suficiência e Orçamento Público, os professores do departamento da UnB têm se esforçado para manter o reconhecido nível acadêmico. A excelência é expressa de diversas maneiras. Recebeu cinco estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril e nota A no Provão. Outro exemplo: na prova de admissão para o Conselho Regional de Contabilidade, em que o índice de aprovação geral é 50%, a UnB tem a totalidade de seus formandos aprovada. “Nossos alunos têm fácil inserção no mercado. A partir do quarto semestre, só não faz estágio quem não quer”, relata Andrade.

Especialização - O CCA oferece ainda cursos de especialização, que podem servir tanto a quem deseja seguir carreira no mercado quanto aos acadêmicos por vocação. Eles são distribuídos em quatro áreas: Auditoria, Contabilidade Pública, Ciências Contábeis e Controladoria. A auditoria surgiu quando as empresas originalmente constituídas sob regime familiar passaram a atuar de forma competitiva, com ampliação da sua estrutura operacional, tornando necessários novos recursos, quer sob a forma de empréstimos ou por meio de abertura de capital para novos acionistas. Tanto investidores quanto credores precisavam conhecer a capacidade financeira da empresa e sua perspectivas de lucros. Mas, para que tivessem credibilidade, essas demonstrações deveriam ser examinadas por profissionais independentes, de reconhecida capacidade técnica, posteriormente identificados como auditores. Em pouco tempo, além dos auditores externos, as empresas passaram a contar com auditores internos, e a atividade se desdobrou para os sistemas e para as áreas fiscal e operacional.

Na controladoria, preparam-se os controladores, cujo papel é induzir adaptações necessárias nas organizações por meio das informações contábeis, seja construindo modelos de avaliação e de controle de desempenho ou influenciando no planejamento estratégico.

Saiba mais
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)
Campus: Plano Piloto
Habilitação: Bacharelado
Turno: Diurno e Noturno
Número de semestres: 8 (mínimo) / 14 (máximo);Noturno: 10 (mínimo) / 14 (máximo)


Retirado de http://www.unb.br/graduacao/cursos/sobre/cienc_contabeis.php em 14/05/2008.

5 comentários:

Unknown disse...

VAleu,Belão..
Mas,eu desisti de contabéis por dois motivos ai!
E quem vai realmente fazer contábeis é o José(fofinhu)...
Com certeza ele vai gostar..
Valeu...
^^

Áris disse...

Ai povo,
entre neste blog:tudovestibular.blogspot.com.
xau,
Aris

Isabela Gennari disse...

José (fofinho) ?????!
Greeeeeeeeew !!
Essa Áris não perdooa hein !!
Hsuhaushuahsuasha !!
Desistiu ?!
Como assim ?! Quer o que agora ?!
Bjo
Isabela Gennari

Unknown disse...

Ow Belão,os dois Josés são fofinhus,não to dando em cima de ngm não!!!
Mas vou fazer Serviço mesmo,o medo infeliz de não passar,combinado com o teste vocacional me fez mudar de curso!!!!
Beiiiiiiiiiiiiijo,
Aris

Isabela Gennari disse...

E ele passou pra contábeis !!
Uhuuuuuuul !!
Me enche a face de orgulho !!
Parabéns Josééé !!
Isabela Gennari
Gramática